A TUTORIZAÇAO DAS PRÁTICAS ESCOLARES NA EDUCAÇAO FÍSICA ATRAVÉS DO EDUBLOG
UMA FERRAMENTA PARA A COMUNICÃO E REFLEXÃO CONTINUA E CONJUNTA
Abstract
A Tecnologia de informação e comunicação (TIC) revolucionou o processo ensino-aprendizagem. O uso de blogs no campo educacional é uma realidade crescente que levou ao desenvolvimento de um gênero específico, o edublog. Dessa forma, as práticas escolares na Educação Física, também denominadas Practicum III, realizadas no último ano do Curso de Licenciatura de Professores do Ensino Básico em Espanha são um momento chave para o futuro professor desta especialidade. Por isso, o monitoramento contínuo e a comunicação direta e fluída entre os alunos e o tutor universitário favorecem uma tutoria de qualidade. O objetivo deste projeto de boas práticas e inovação consiste em projetar e implementar um edublog como ferramenta acessível para publicação de conteúdo curricular na web. Apresenta-se a experiência “Prácticum III 2020-2021”, desenvolvida na Faculdade de Educação na Universidade de Valência, durante este curso acadêmico. Foi posto em prática com 10 alunos de 4º ano com uma duração de 10 sessões. Os resultados mostraram que as tutorias das práticas escolares por meio do edublog fomentam a comunicação tutor-alunos; o acompanhamento das próprias práticas curriculares e o conhecimento de outras realidades educativas compartilhadas por outros colegas, aspectos que completam e melhoram a aprendizagem dos alunos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Irene Moya Mata, Jorge Lizandra Mora
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.