A TUTORIZAÇAO DAS PRÁTICAS ESCOLARES NA EDUCAÇAO FÍSICA ATRAVÉS DO EDUBLOG

UMA FERRAMENTA PARA A COMUNICÃO E REFLEXÃO CONTINUA E CONJUNTA

Autores

  • Irene Moya Mata
  • Jorge Lizandra Mora

Resumo

A Tecnologia de informação e comunicação (TIC) revolucionou o processo ensino-aprendizagem. O uso de blogs no campo educacional é uma realidade crescente que levou ao desenvolvimento de um gênero específico, o edublog. Dessa forma, as práticas escolares na Educação Física, também denominadas Practicum III, realizadas no último ano do Curso de Licenciatura de Professores do Ensino Básico em Espanha são um momento chave para o futuro professor desta especialidade. Por isso, o monitoramento contínuo e a comunicação direta e fluída entre os alunos e o tutor universitário favorecem uma tutoria de qualidade. O objetivo deste projeto de boas práticas e inovação consiste em projetar e implementar um edublog como ferramenta acessível para publicação de conteúdo curricular na web. Apresenta-se a experiência “Prácticum III 2020-2021”, desenvolvida na Faculdade de Educação na Universidade de Valência, durante este curso acadêmico. Foi posto em prática com 10 alunos de 4º ano com uma duração de 10 sessões. Os resultados mostraram que as tutorias das práticas escolares por meio do edublog fomentam a comunicação tutor-alunos; o acompanhamento das próprias práticas curriculares e o conhecimento de outras realidades educativas compartilhadas por outros colegas, aspectos que completam e melhoram a aprendizagem dos alunos.

Downloads

Publicado

15-07-2022

Edição

Seção

GTT3 - FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS