AS HISTÓRIAS INFANTIS COMO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO E SOLIDARIEDADE DOS ALUNOS DESPORTISTAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

Abstract

As histórias infantis do Projeto “Alacazam Alacazim” têm como principal objetivo analisar a contribuição da experiência da visão sobre a cultura corporal de movimento para se desenvolver peças teatrais no processo de conscientização e solidariedade para a educação dos alunos desportistas do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. Registra a experiência pedagógica, através de fotografias e questionários, que se iniciou na Escola e desenvolveu-se em uma Instituição que cuida de crianças em tratamento contra o câncer. A disciplina de geografia, através de um trabalho interdisciplinar, que destacou a Arte/Literatura e a Educação Física, foi essencial ao combinar, sequencialmente, histórias infantis relacionada com os saberes de cada um no processo de cultivar os valores humanos entre os alunos desportistas da escola. Os resultados evidenciaram que a prática do esporte integrado a educação e a arte, em conjunto com a criatividade, fortalecem a inovação de alunos desportistas e, a produção brotada nesse princípio é o componente social responsável pelo aumento das ações solidárias, o que vem a facilitar a tomada de consciência em relação à responsabilidade tendo como base a sociedade local, mostrando o esforço pessoal, coletivo, artístico, desportista e cultural nessa conscientização.

Palavras-chave: Histórias Infantis. Conscientização. Solidariedade. Alunos Desportistas. Ensino Fundamental.

Author Biography

Cristiane e Castro Feitosa Melo, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, Bacharelado (1990) e Licenciatura (1993). Especialização em Metodologia em Ensino Fundamental e Médio em História e Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1999), com pesquisa na Educação Ambiental - Título da Monografia: A Reciclagem do Lixo Urbano como Contribuição à Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2006), na Área de Concentração: Geologia Ambiental - Título da Dissertação: Impactos Ambientais Causados pelas Queimadas nos Solos do Distrito Miranda, Município de Parambu – Ceará. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2015), na Área de Concentração: Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas Regiões Semiáridas e Litorâneas - Título da Tese: Práticas Produtivas e de Conservação Ambiental no Reordenamento Territorial do Alto Jaguaribe - Ceará; no qual foi premiado com o Primeiro Lugar no II Concurso de Teses e Dissertações da UECE, modalidade Tese, na área de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia). Atua nas áreas de Educação Ambiental, Impactos Ambientais, História, Arte/Literatura, Ensino Religioso e Geografia.

References

ALMEIDA, Fernanda Lopes de. O Gato de Botas. Contos de Perrault. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Ática, 2011.

BENTO, Jorge Olimpio. Desporto: discurso e substancia. Campo das Letras, 2004.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

BETTI, M. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas, 1997.

BRACHT, V. A criança que pratica esportes respeita as regras do jogo.../capitalista. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, v.7, n.2, p. 62-68, 1986.

BRASIL, Câmara dos Deputados. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. 9ª Edição. Brasília: Câmara dos Deputados, 1990.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Geografia. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Pluralidade Cultural. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Saúde.

Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BRASIL, Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. 2. ed. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas, 1988.

DODGSON, Charles Lutwidge. Alice no País das Maravilhas. Editor: London. Macmillan and Co. 1865. Conto com autoria do pseudônimo: Lewis Carroll.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25ª Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GRIMM, Kinder. Chapeuzinho Vermelho. Editor: Heinz Rölleke. 3 vols. 1982. Reimpressão, Stuttgart: Reclam, 1989. Conto nº 26.

KUNZ, E. et al.(Org.). Didática da Educação Física. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

LIMA, Eduardo Henrique de Matos. A arte-educação no processo de ensino-aprendizagem através da cultura popular (2005) Disponível em: < http://www.gedest.unesc.net/seilacs/arteeduca_eduardolima.pdf> Acesso em: 25/09/2019

NEIRA, Marcos Garcia. Educação física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2. ed. Jundiaí [SP]: Paco, 2019.

PUJOL, Rosa. Educacion Cientifica para la ciudadania em formación. In: Alambique, n. 32, abril, 2002.

STABILE, Rosa Maria. A expressão Artística na pré-escola. FTD, 1988.

Published

2020-09-02

Issue

Section

Relatos de Experiências