FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SABERES QUE NORTEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Authors

Abstract

Esse trabalho discute a formação continuada a partir dos saberes que norteiam a prática pedagógica dos professores de Educação Física Escolar no município de Pau dos Ferros/RN. Trata-se de uma discussão vivenciada no Projeto de Extensão intitulado “Formação Inicial e Formação Continuada em Educação Física Escolar Básica: Proposta de Elaboração de um Referencial Teórico Metodológico em Educação Física”, vinculado à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Departamento de Educação Física. Tem como objetivos contribuir para a compreensão da formação profissional e continuada, fazendo uma reflexão das práticas pedagógicas do(a) professor(a) do ensino básico da Educação Física Escolar; proporcionar discussões relacionadas à prática educativa docente na Educação Física, os saberes docentes presentes no saber fazer da ação pedagógica. O Projeto contempla três eixos: formação das experiências, formação inicial e formação continuada em Educação Física Escolar. Empregou-se um estudo do tipo descritivo com uma abordagem qualitativa, adotando como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Porém, os dados revelaram questões importantes como a identificação de práticas pedagógicas alinhadas aos saberes próprios da área e, também, fatos preocupantes, a ideia de que existe prática docente sem o devido conhecimento e formação em Educação Física. Assim, a extensão proporciona momentos de diálogo na revitalização de conceitos, práxis e sentidos no direcionamento da prática pedagógica mesclada por uma transformação do devir a ser e a fazer perpassada pelos saberes plurais que envolvem o ensino-pesquisa-extensão.  

Palavras-chave: Formação Profissional, Educação Física, Saberes Docentes.

Author Biographies

Vânia Maria Pessoa Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2004); graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1999). E, cursando Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros, através do Plano de Formação de Professores da Educação Básica/ PARFOR. Possui Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e Especialização em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.  Atualmente dedica-se à pesquisa como bolsista da Rede Cedes - Centro de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer no RN. Também, é pesquisadora através do Projeto de Extensão da UERN e membro do Plano de Trabalho: Estado da Arte sobre os Saberes Docentes e produção de documentos oficiais - PIBIC 2018/2019. Aluna Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Extensão - PIBEX 2019 a 2020, através do Projeto Mana: Atividade física e dinâmicas de interação com usuários do CAPS -Centro de Atenção Psicossocial de Pau dos Ferros. 5º Edição. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Educação Física, sociedade e saúde/UERN e Mestranda pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - PLANDITES/UERN.

Maria Solange de França, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN(1994). Atualmente é aluna do curso de Educação Física da UERN/CAMEAM, pelo Plano Nacional de Formação de professores da educação básica - PARFOR. Possui especialização em Educação Física Escolar pela Faculdade Integrada de Patos/PB. Já atuou como professora supervisora do PIBID do curso Educação Física e do PIBID interdisciplinar ambos desenvolvidos na UERN/CAMEAM. Desenvolve vários projetos nas áreas de ensino da educação física escolar com alunos do ensino médio.

Maria Ione da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994), Mestre em Ciências do Desporto: Especialização em Desenvolvimento da Criança (2011). Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Professora Adjunta do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando na área de Formação Profissional Atualmente participa como Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação Física Sociedade e Saúde e do Núcleo de Estudos em Educação - NEEd/UERN. Investiga sobre: Formação Docente; Práticas Pedagógicas em Educação Física e Excelência no Esporte. 

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Published

2020-09-02